sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto no site do Egmar Felipe

Texto publicado no site do Egmar Felipe http://www.egmarfelippe.com.br/ari/ari.php , colega do Dicas Gramaticais, a pedido dele.

"Ari pelo Ari

Minhas primeiras lembranças do passado são papel em branco e lápis na mão.
Acho que aprendi a desenhar antes de escrever.
Desenhava o que via - familiares, carros, casas - e também o que só eu via - baleias gigantes engolindo piratas, super-heróis...
Aos seis anos vi que tinha jeito: ganhei o primeiro concurso no jardim de infância, desenhando o Duque de Caxias. Ficou para a escola, assim como ficaram mais tarde minha estátua da múmia de Ramsés II em argila e o projeto do Náutilus (no qual na época só não projetei banheiro porque no livro de Júlio Verne o Capitão Nemo não usava).
Muito do que aprendi foi copiando quadrinhos. Copiava dos gibis da coleção de meu irmão mais velho.
Como era meio difícil de copiar, recortei alguns exemplares da coleção do Superman dele para facilitar. Ainda estou vivo apesar disso.
Mais tarde me aventurei pelas tintas. No primário fiz um Prudente de Morais, quadrinho pequeno, uns 20 por 30, mas foi para o Museu de Piracicaba.
Tive então minha fase surrealista. Pirei com Dali e derretia tudo o que desenhava. Ou pintava ou esculpia.
Ilustrei algumas capas de livros de autores de Piracicaba, expus alguns cartuns no Salão de Humor de lá.
Estudei quadrinhos e ilustração na Panamericana. Saudades do Manoel Victor Filho, grande mestre. Como muitos de lá o foram.
Gosto de lápis, nanquim, guache, óleo, argila, epóxi, colagem e até mesmo Photoshop. Se possível, misturo tudo.
Idéias, todo mundo tem. Mas só quem pega uma idéia, parte e reparte, faz Arte. "

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Que dor, sô!


É um dorso.

Para fazê-lo foi uma dor só.

A técnica:
Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola, Recorta-e-cola...e assina.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A primeira Mis

Não, o título não está incompleto.

É que Mis é pouco mais da metade de Missa.

Abaixo, mais uma colaboração para a coluna "Coisas do Belda". Foi para a "comemoração" dos 500 anos de padarias no Brasil.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Anos 2000, com Rogério Belda

Essas eram ilustrações em parceria com o Rogério Belda, para a coluna "Coisas do Belda" no Jornal da AEAMESP. A ilustração em si não era nada especial, pois muitas usavam cliparts prontos do Corel, ao qual apenas adicionava um balãozinho com a frase de humor e mudava algumas cores.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Einstein = muito x (criativo)2

Eis Einstein.

Um cara muito criativo.

Segundo ele "O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas". Ainda me encontro na primeira fase, quando dá...

Neste desenho dos anos 1990 usei apenas nanquim sobre papel.

Alguns anos antes eu havia feito um Rui Barbosa para meu irmão Gilberto e um Paul Harris para meu pai, rotariano de carteirinha, ambos com a mesma técnica. Quanto ao Einstein, fiz vários estudos dele. Um rosto marcante numa personalidade mais ainda.

domingo, 25 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

Dicas de Português 3 - Chegar a

Ao invés de chegar em algum lugar, os Beatles realmente chegaram a algum lugar e marcaram sua passagem pela história da música.

Perto deles, muitos se parecem com anões.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dicas de Português 2 - Torcer Pelo

Mais um da série de dicas gramaticais do Metrô.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Discurso da festa de encerramento do MBA do Metrô



O vídeo acima é resultado da aplicação de algumas técnicas aprendidas na Oficina de Vídeo da FUNDAP. Utilizei a filmagem fornecida pelo colega Paulo Meca e apliquei alguns recursos do Windows Moviemaker, mesclando a apresentação em Power Point que usei no dia do discurso e umas informações adicionais. O legal foi ter conseguido manter o discurso em segredo - nem o pessoal da FIA imaginava o que eu iria falar, nem os colegas do Metrô.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Refletindo sobre reflexos



Esta ilustração foi fotografada em moldura com vidro. Além da distorção da perspectiva, eu me vi na foto, literalmente, refletido na imagem.

Uma rara oportunidade de união entre criador e criatura, neste caso indesejada.

Aí, o que fazer? Softwares gráficos neles, afinal o criador não pode se sobrepujar à obra (ô neguinho que quer aparecer...). Convenhamos, a imagem ficou melhor sem minha interferência.

A técnica usada no desenho foi uma esponja com tinta quase seca, para dar o efeito "felpudo" da toalha. O original está em Botucatú, na casa de minha irmã Isa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O repouso da guerreira

Nanquim e aguada foram usados neste estudo. O desenho também foi recuperado da distorção original de perspectiva fotográfica por meio de software gráfico.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Santos programas de retoques de imagem!

Eis um dos diversos trabalhos da Panamericana que não existem mais em suas versões originais. Uma bela tarde de sol estava eu querendo me livrar de tralhas em casa, quando resolvi fotografar os trabalhos da EPA e jogar fora as centenas de originais. O problema é que fotografei tudo na mesa, em ângulo, distorcendo os trabalhos. Mas agora vou começar a recuperá-los para a galeria virtual do Blog.

Mais papo-cabeça!

Complementando a série de papos-cabeça, achei mais um desenho que foi des-deformado digitalmente.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Grande Muralha

Quando desenhei este estudo de cenário na Panamericana, nem me passava pela cabeça que um dia eu passearia na grande muralha.

Aprendi que na China eles não falam em andar pela muralha, mas em "escalar" a muralha, já que existem trechos tão íngremes que é necessário usar também as mãos.

Mais sobre o passeio na muralha no meu blog "18 dias na China.", no segundo dia de viagem.

1984 - by Vado

Em 1984 fiz mais um surrealista, assinado pelo apelido familiar "Vado".

Mar Revolto 2 - Flores n´alma

Mar Revolto: trabalhos com a poetisa Valderez Nunes 1982

Em 82 Valderez Nunes, colega de engenharia civil. lançou um livro de poesias chamado"Mar revolto". Dividi as ilustrações com outro colega, o Olívio Mendes Jr.

Como não converso com a Valderez desde os tempos de faculdade e não tenho a autorização dela para reproduzir suas poesias, resolvi publicar apenas trechos, como os títulos, para dar significação à ilustração.

Algumas ilustrações à primeira vista não tem a ver com a poesia em si, mas uma ou outra imagem que me veio durante a leitura dos textos.
Aqui vão "Angústias" e "Olhos abertos".

Recorta e cola em quadrantes

Mais uma de minhas obras de muita paciência.

Não bastasse a pesquisa de fotos nas cores / tons cetros para cada pedaço de colagem ainda inventei fazer partes da colagem em P&B.

Mas valeu e foi até emoldurado.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Era uma vez uma missa de ação de graças

Acabamos de passar pela Páscoa e achei um desenho sobre o tema "Cristo renascido", que fiz por ocasião de uma missa de ação de graças de formatura.

Como o desenho não tem data e minha memória RAM está mais para memória RUIM, não sei de que formatura se refere (podia ser colegial, Tiro de Guerra, faculdade...).

De qualquer forma gostei do resultado do desenho, leve e com um toque surrealista, sem desrespeitar a imagem do Nazareno.

Yes, we can!

De tanto ler quadrinhos made in USA, ao tentar criar um personagem herói lutador de artes marciais, escorreguei e lasquei vermelho e azul nas roupas dele.

Que bandeira!

Hoje, ao olhar, fico vermelho.

Sob o signo de Aleph

Mais coincidências?

O Aleph, símbolo cabalístico que inspirou este desenho, também é representado pelo boi.

Meu signo no horóscopo chinês é boi (ou búfalo) e no horóscopo ocidental é touro. Não que eu acredite nisso, embora muitas de minhas características tenham a ver com o perfil do zodíaco em ambos os casos.

Esse desenho é da minha fase sociedade alternativa, quando cantava de cor todas as músicas de Raul Seixas - o Raulzito - e acabei por ler alguns textos de Aleister Crowley.


Escarafunchando a Invasão (Pesquise aqui)